segunda-feira, 30 de julho de 2012

AVALIAÇÃO EM "GRANDES" CLUBES

Depois de muito tempo sem escrever eis que retornamos aqui no Blog para escrever sobre treinamento, futebol e afins...
O assunto de hoje são as avaliações nas categorias de base dos grandes clubes brasileiros.
Há muito escuto que falta lateral direito e esquerdo no futebol atual. Hoje escuto falta atacante, meia de qualidade e começa a faltar zagueiro. Quem assistiu aos jogos da Copa da Uefa pode ver  a diferença técnica e o abismo que começa a se abrir em relação à Europa. O último jogo empolgane da nossa seleção foi a derrota contra a Argentina. Mas o que acontece? Por que, com tanta matéria prima, estamos carentes de jogadores?
Senti na pele com o Deni e o Mateus o porquê de estarmos ficando tão para trás.
Os sistemas de avaliação não estão corretos. Em primeiro lugar, moralmente. Dá-se preferência ao jogador que o empresário leva ao clube, pois haverá repartição do "passe" daquele atleta entre as partes envolvidas: diretores, empresários e até treinadores. Em uma equipe da Série A do Campeonato Brasileiro, o treinador deu a antender que queria um dinheiro para poder aprovar o Deni.  Realmente é o fim do futebol, como se diz na gíria do boleiro.
Já com o Mateus, de 14 anos, disseram que ele não estava pronto e faltava competitividade. Mas quem está pronto com 14 anos? Não observaram os requisitos básicos do futebol como técnica, habilidades motoras, coletividade etc.
Se continuarmos assim, tal qual acontece em muitas outras modalidades esportivas, estaremos decaindo vertiginosamente rumo a um futebol extremamente comercial e sem graça. Cuidado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário